Convença sua Equipe: Para Desenvolvimento Web, é com Adobe® Flex™

Há alguns dias, elaborei uma solução usando Flex aqui na empresa, e me pediram para argumentar
o porque de usar o Flex, não medi esforços e logo fiz um .doc, Segue abaixo:

Adobe Flex

Características do Adobe® Flex™ 2:

O Adobe® Flex™ 2, é um produto desenvolvido a princípio pela Macromedia, hoje fundida com a Adobe, empresa muito famosa por seus reconhecidos programas para WEB, como Adobe Photoshop, Adobe Dreamweaver, Adobe Acrobat Reader. O Adobe® Flex™ 2 é a solução de desenvolvimento de aplicativos mais completa e potente para se criar e fornecer aplicativos avançados de Internet (RIAs) no ambiente empresarial e na Web. Ele permite que as empresas criem aplicativos multimídia personalizados que melhorem significativamente a experiência do usuário, revolucionando o modo como as pessoas interagem com a Web.

Ex: Flex Store, Gráficos, Style Explorer.


O SDK (Software Development Kit) do Flex, a partir da versão 2.0, foi dado como free a comunidade, logo qualquer um podia baixar seu SDK, e programar e compilar de graça. Mais tarde em Abril de 2007, a Adobe decide tornar todo o Flex OpenSource, até mesmo o seu compilador (mxmlc.exe) sobre a licença (MPL) Mozilla Public License .
O Flex conta com uma poderosa ferramenta para desenvolvimento, O Adobe Flex Builder™, uma IDE baseada no Eclipse™ o que agiliza muito o desenvolvimento de interfaces. Esta é uma ferramenta é cobrada pela Adobe®.

A Licença do Adobe® Flex™ 2 e o que é Cobrado:

O Flex, está sob a licença MPL, basicamente um código sob a licença MPL quando o fonte copiado ou alterado sob a licença Mozilla deve continuar sob esta licença. Porém, este código pode ser combinado em um programa com arquivos proprietários como por exemplo um servidor de aplicação como da BEA. Além disso, é possível criar uma versão proprietária de um código sob a licença Mozilla. Por exemplo, o navegador Netscape 6 e 7 são versões proprietárias das versões correspondentes da suíte Mozilla.
Em todo o ambiente Flex, apenas o Flex Builder (IDE de desenvolvimento) e o Flex Charts (API para desenvolvimento de Gráficos), isto é, a princípio para se desenvolver com Flex não necessita ter gastos, lembrando que todo o SDK do Flex é OpenSource. O Flex Builder já com a API de Gráficos, fica em torno de U$500,00 a U$600,00.

O Lado “Servidor “ do Flex…

A princípio, o Adobe® Flex™ 2 não necessita de um servidor de aplicação, uma vez que o Flex é apenas umas solução para a camada de aprensentação, porém o Flex pode rodar com liguagens como Java, PHP, ASP, C#, ColdFusion, e estes necessitam de um servidor de aplicação, para isto existe Frameworks OpenSource que estão do lado do servidor, que fazem a comunicação entre o Flex, e alguma linguagem.
Como por exemplo, para integração do Flex com Java usando o servidor da BEA Workshop, existe o GraniteDataServices ou OpenAMF.

Vantagens de se utilizar o AdobeFlex:

Em comparativo com Telas em Html (JSP):

  • Não há necessidade de programar compatibilidade entre browsers, como o Firefox ou Internet Explorer, pois a aplicação Flex roda sobre uma Máquina virtual, nada mais nada menos que o plugin Flash, este encontrado em 98% dos computadores na WEB.
  • Com a ajuda do Flex Builder, o desenvolvimento fica muito ágil, uma vez que o Flex B uilder tende a ser uma ferramenta RAD(Rapid Application Development, como Delphi) o que resumidamente é clicar e arrastar para desenhar telas.
  • A interface final, sempre fica dinâmica e mais interativa.

Em comparativo com o OpenLaszlo:

  • O OpenLaszlo não contém uma IDE, o que retarda o processo de desenvolvimento.
  • O OpenLaszlo só se comunica através de XML, já o AdobeFlex, se comunica via WebServices, XML, RPC, AMF dentre outros. Lembrando que o protocolo desenvolvido pela Adobe, o AMF, é o mais rápido para troca de dados na WEB.Ver comparativo:

http://www.jamesward.org/census/

  • O OpenLaszlo conta um compilador, que compila quando uma requisição via browser é feita, logo quando se trata de uma aplicação muito grande, seu tempo de compilação é muito grande. Já o Flex pode ser compilado e depois ser colocado em produção, ou também ser compilado quando for requisitado pelo browser.
  • O OpenLaszlo não tem uma empresa administradora de reconhecimento no mercado, o que torna difícil ter uma possível consultoria.
  • A sintaxe da linguagem do OpenLaszlo a primeira vista é complicada, o que torna o tempo de aprendizado mais longo. Já com o Flex a sintaxe é muito similar com HTML.
  • Gerais..:

    • O Flex é a complementação da WEB 2.0, conceito que resumidamente deixa equivalente a visualização de um sistema Desktop e um sistema WEB. Só que de maneira mais dinâmica onde o clicar e carregar uma nova página desaparece!
    • Fácil Integração com Servidores J2EE, como por exemplo o Servidor de Aplicação da BEA WebLogic. Também vale lembrar que a BEA em suas versões mais novas, já integrou o Adobe Flex. Ver:

    BEA Flex

  • Documentação bem elaborada.
  • Suporta Clusterização.
  • Seu SDK

    todo OpenSource Licenciado sob a licença da MPL.
    A Comunidade Flex está cada dia maior, logo fica fácil a troca de opiniões e dúvidas.
    Se necessário suporte da Adobe.
  • 21 thoughts on “Convença sua Equipe: Para Desenvolvimento Web, é com Adobe® Flex™

    1. Anonymous

      Estou avaliando Flex e Openlaszlo e me parecem duas boas soluções, masalguns comentários:- Openlaszlo pode compilar também SWF e ele ser publicado.- Openlaszlo trabalha com WebServices, RPC e por protocolo compactado como o Flex.- Openlaszlo está renderizando para Flash e DHTML, apartir do mesmo fonte.

      Like

      Reply
    2. Fernando Uchiyama

      Sou desenvolvedor Flex e concordo com os seus pontos de vista.Porém, faltou você especificar os pontos negativos.Vou citar apenas alguns deles:- Dificuldade em encontrar programadores Actionscript;- O licenciamento de todos os softwares envolvidos no desenvolvimento de uma aplicação Flex é hypermega caro. Só para citar alguns softwares: Adobe Flex Builder (Flex), Data Services (Serialização de dados), Flash (não é requerido mas um programador Flex usa o Flash a todo momento), Dreamweaver (para construir o website), Fireworks ou Photoshop (para tratamento de imagens).Se você quiser construir algo sério mesmo com Flex, vai precisar de mais de um programador Actionscript, vai precisar de um programador Java para o Data Services, vai precisar de um designer, programadores para programador o lado do servidor, programadores para fazer o site em Html, CSS e Javascript, e por aí vai…O Flex não é uma solução simples, para constuir algo sério é necessário o envolvimento de uma galera muito grande e por se tratar de uma linguagem nova, ninguém vai querer ganhar mixaria.

      Like

      Reply
    3. D!gOW's

      Ao Anônimo:Confesso que foi uma errata minha, uma que que programei em OpenLaszlo no ano passado e na versão que eu utilizava, não havia tais funcionalidades.Quanto ao renderizar para Flash e DHTML é uma vantagem? Já viu como fica pesado uma app compilada para DHTML? …………..Fernando Uchiyama:Kra desculpas, mas discoordo totalmente de você.O desenvolvimento se torna caro?Não vejo assim, no lado servidor temos ótimas alternativas opensource, que dão conta de muita coisa.Claro isso para projetos até médio porte, não recomendado para soluções enterpriises, mas se é enterprise… com certeza terá grana o suficiente para adquirir um LiveCycle Data Services da vida…Quanto a programadores ActionScript…Eu aprendi AS3 muito rápido, uma vez que a sintaxe é muito parecida com Java, e é toda O.O não tem como não aprender…Muita gente para desenvolver? essas caracteristicas que voce aprensentou não se aplica somente ao Flex, mas qualquer solucão. sinceramente? no Back-end 2 desenvolvedores dá para se ter um bom desenvolvimento.

      Like

      Reply
    4. Pingback: Modularizando sua aplicação com Modules e Flex Builder 3 - Rodrigo Fraga - RIA Evangelist

    5. emersonbsb

      Tem uma semana que descobri o Flex, estou pra ficar doido, descobrir o que ele e capz de fazer, e agora o meu projeto principal e o flex, so que como eu falei a uma semana, desde q eu descobri estou pesquisando material e portugues o que e uma pena.

      Like

      Reply
    6. Pingback: Integrando Adobe Flex + BlazeDS + SpringFramework + Hibernate - Uma solução OpenSource para sistemas web. (Parte 1) - Rodrigo Fraga - RIA Evangelist

    7. Raymond Wanczyk

      I love how your website is a great one stop shop for anyone looking for more information on this subject. All posts along with this one are perfectly written and are extremely informative to boot.

      Like

      Reply
    8. Romana Pecha

      I would like to thank you for setting aside time to talk about this subject. I am really fascinated by this subject and have a keen desire to learn more. Your blog is a great resource for me.

      Like

      Reply
    9. Romaine Sladek

      Even though this topic can be extremely touchy for most individuals, my opinion is that there has to be a center or prevalent floor that we all can uncover. I do enjoy that youve extra relevant and intelligent commentary proper here however. Thank you!

      Like

      Reply
    10. Elyse Ledyard

      I just wanted to drop by and say that your work is simply amazing. You obviously appear to be pretty knowledgeable on the subject. I have already grabbed your rss feed and added it to my library to keep myself abreast with your latest articles as you put them up. Keep up the excellent work.

      Like

      Reply
    11. ulysse nardin marine

      It took me a while to look around all of the comments, however I actually enjoyed the topic that you chose. It looked to be very useful to me and i’m sure to all the different people who have looked at this blog, It’s at all times good whenever your not merely informed, but your also entertained! I’m positive you had fun writing this article. I’m going to seize your rss feed so I don’t miss anything significant that you simply guys might as well come up with within the future, Thanks.

      Like

      Reply
    12. travelocity amex deal

      Do you might have a spam issue on this website; I also am a blogger, and I was wondering your situation; we’ve got developed some great methods and we are looking to trade options with other people, be positive to fire me an e-mail if interested.

      Like

      Reply

    Leave a Reply

    Fill in your details below or click an icon to log in:

    WordPress.com Logo

    You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

    Google+ photo

    You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

    Twitter picture

    You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

    Facebook photo

    You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

    Connecting to %s